As empresas estão buscando cada vez mais tornar as suas estratégias individuais, a fim de assegurar maiores resultados. O motivo é que conteúdos como e-mails marketing, artigos de blogs ou vídeos personalizados atraem mais do que aqueles que tratam o cliente como parte de um grande grupo. Os consumidores preferem produtos ou serviços de marcas que criam materiais aparentemente específicos para si.

A personalização é um processo de segmentação para indivíduos com base em alguns aspectos, como: quem são, onde estão, quando, por que e como acessam o conteúdo. Para isso, é necessário utilizar informações coletadas por meio de pesquisa, banco de dados e métricas, tornando o material capaz de acertar um problema distinto e, consequentemente, trazer a solução esperada.

Os recursos audiovisuais são muito utilizados para engajar a audiência e estreitar o relacionamento com o usuário. Sendo assim, por que trabalhá-los de forma generalizada? Essa opção pode não ser a mais assertiva. Quer entender como usar os vídeos personalizados no seu negócio? Então continue lendo o artigo!

Qual é a vantagem?

O uso de vídeos personalizados faz com que a captação de leads seja facilitada. De acordo com Vidyard, esse tipo de conteúdo mantém 50% da audiência assistindo até o final, enquanto os outros vídeos retém apenas 37%.  Além disso, a queda nos primeiros 10% de um vídeo personalizado é de apenas 19%, em comparação com 31% para todos os vídeos.

Como usar os vídeos personalizados?

Uma maneira eficiente para utilizar vídeos personalizados é no sistema onboarding: processo de aumentar a percepção de valor de um usuário, em seu primeiro contato com um produto, ajudando-o a ter sucesso. Por exemplo, após uma venda efetuada, é importante explicar para o cliente as melhores maneiras de utilizar a mercadoria, como aproveitar as vantagens e assim construir um meio de comunicação entre ele e a empresa.

Eles também funcionam na captura de leads, ou seja, pessoas que já mostraram algum interesse pela empresa. Imagine produzir uma série apresentando problemas que o seu produto ou serviço pode solucionar e de que maneira isso pode ser feito. Atrativo, não é?! Além de cativar, pode influenciar positivamente no momento de compra.  

Por último, os vídeos personalizados podem ser utilizados para fidelização. Ao manter um relacionamento com o cliente, nada melhor do que investir em uma comunicação pensada exclusivamente nele, mostrando que manter o contato é um objetivo e que ele é importante para a empresa.

Facebook: exemplo de sucesso

Uma empresa que utiliza vídeos personalizados em diversos momentos e que consegue atrair, cativar e promover o reconhecimento de marca por meio deles é o Facebook. Provavelmente você já viu ou até mesmo compartilhou algum conteúdo sobre aniversários, retrospectivas e amizade. Nesses vídeos curtos, o padrão é o mesmo. Entretanto, as imagens e as frases são de acordo com o perfil pessoal de cada usuário e com momentos já vivenciados por ele na rede social.

Retrospectiva do Facebook no ano de 2017

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe mais no blog!