O uso de estratégico de vídeos em um negócio possibilita maior alcance, engajamento, o aumento do número de vendas e de faturamento, além de melhorar o relacionamento entre marca e cliente. Entretanto, não basta se preocupar com as temáticas que serão abordadas, elaborar um bom roteiro e ter cuidados especiais com a produção, edição e divulgação do material. Existem algumas métricas de vídeos que devem ser acompanhadas para que o resultado seja cada vez melhor.

Ao realizar uma análise, o profissional de marketing pode verificar todas as questões que precisam ser melhoradas e implantar na estratégia atual. Além disso, é possível perceber o que mais funcionou e repetir a ideia. Dessa forma, o objetivo principal de uma campanha é assegurado: a assertividade. Listamos neste artigo as 6 principais métricas de vídeos para que você consiga acompanhar nas suas produções. Confira!

 

  • Taxa de Retenção

 

Esteja atento aos relatórios que mostram quanto tempo os usuários permaneceram vendo o seu conteúdo. A métrica de retenção é essencial, já que permite identificar o nível de envolvimento das pessoas que assistem aos seus vídeos. Um título e um thumbnail atrativos podem até conseguir chamar a atenção dos usuários e fazê-los clicarem no material, mas isso significa muito pouco caso o vídeo seja abandonado nos primeiros segundos. Lembre-se que, quanto mais tempo for usado para assistir ao seu vídeo, maior a chance dele ser considerado útil e interessante.

 

  • Engajamento

 

Além da taxa de retenção, eficiente para analisar se a sua audiência está engajada com o seu conteúdo, existem outras métricas de engajamento que podem ser analisadas, como a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos conquistados, assim como a divulgação nas redes sociais.

 

  • Desempenho

 

O desempenho também é uma das métricas de vídeos que precisam ser acompanhadas e analisadas. Para isso, você deve contabilizar o número de visualizações dos seus vídeos para saber quais estão “quentes” ou “frios”, ou seja, quais são os mais e menos atrativos ao seu público. É importante testar os canais de divulgação para entender quais lhe deram um maior número de views.

 

  • Assinantes

 

Ter uma base de usuários fiéis e interessados é mais importante do que ter muitas visualizações avulsas. Uma audiência que acompanha todo o seu trabalho tem muito potencial para se tornar defensora da sua marca e multiplicadora da sua mensagem, além de consumirem com mais frequência o seu produto ou serviço. Por isso, é fundamental oferecer a possibilidade de assinar o seu conteúdo, recebendo as novidades em primeira mão.

 

  • Tempo de Carregamento

 

Se o conteúdo não for iniciado rapidamente, a chance do seu espectador abandoná-lo é muito alta. Por isso, você deve prestar atenção no tempo de carregamento dos seus vídeos para identificar qualquer problema. Essa métrica está diretamente relacionada à tecnologia escolhida para hospedagem e entrega dos seus materiais. Se ela não for potente, pode fazer com que vários usuários fechem a aba sem dar uma oportunidade para o seu vídeo. Opte sempre por uma plataforma profissional!

 

  • Taxa de Abandono

 

A taxa de abandono, uma principais métricas de vídeo, te ajuda a entender se há um problema no seu conteúdo que faz com que muitos usuários deixem de assisti-lo. Perceba qual é o momento em que houve maior abandono. Qual será o motivo? Pensando nessas questões, uma nova estratégia pode ser estruturada.

Entendeu a importância de mensurar os resultados? Te alguma dúvida? Deixe nos comentários!