Você já conhece o funil de vendas? Composto por quatro etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução, decisão e compra), ele abrange o caminho percorrido por um possível comprador até que ele se torne cliente. Cada fase é composta por ações que determinam quais estratégias devem ser usadas. Os vídeos podem ser usados em todas elas, acelerando a execução completa do funil.

Dessa forma, os prospects conseguem entender quais são os benefícios do seu produto ou serviço e também os argumentos de venda com muito mais facilidade. Quer descobrir como usar vídeos em cada etapa do funil de vendas? Então continue lendo o artigo e veja as dicas que listamos!

 

  • Aprendizado e descoberta

 

Nesta etapa, o prospect inicia o caminho para uma possível compra. No entanto, ele ainda não sabe se realmente tem uma necessidade ou problema para ser solucionado. Além disso, o possível cliente não conhece a sua empresa, produtos e serviços.

Por isso, os vídeos devem ser informativos, abrangentes e falar sobre coisas que sejam do interesse dele. A missão nesse primeiro momento é educar o visitante e criar nele a vontade de receber mais conteúdos! Lembre-se de que, até então, o seu negócio não deve ser mencionado.

 

  • Reconhecimento do problema

 

Agora, o seu público já compreendeu que tem um problema para ser solucionado ou identificou uma oportunidade. A partir daí, as pesquisas e procuras serão focadas! Esse é o momento de educar o prospect. Aprofunde os assuntos, ainda sem apresentar o seu produto ou serviço.

Tutoriais, listas e dicas são bons exemplos de vídeos para a etapa de reconhecimento do problema. Insira os temas relacionados ao seu negócio e garanta que o seu cliente em potencial continue percorrendo os caminhos do funil de vendas.

 

  • Consideração da solução

 

Aqui, a maneira de solucionar o problema relatado já começa a ser considerada. É o estágio em que o futuro cliente tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo.

Essa é a hora de se aproximar e produzir conteúdos mais incisivos. Apesar de não falar da sua marca ainda, você pode inseri-la em um vídeo ou outro, mesmo que não seja o foco da estratégia.

 

  • Decisão e compra

 

No final do funil de vendas, o cliente em potencial já conhece sua empresa e os vídeos podem ser bem mais específicos, se referindo diretamente ao seu negócio. Você precisa levá-lo para a decisão de compra. Para isso, use vídeos com cases de sucesso, depoimento de clientes, entrevistas, comparativos das soluções oferecidas pela empresa com outras opções do mercado, vídeos explicativos de benefícios e vantagens e tutoriais de uso.

Gostou das nossas dicas de como usar vídeos em cada etapa do funil de vendas? Não deixe de usar essa ferramenta em sua estratégia de marketing!

Leia mais conteúdos interessantes no nosso blog!