O comércio eletrônico brasileiro tem crescido de forma significativa. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, a previsão é de que a sua participação no varejo dobre até 2021, aumentando em média 12,4% ao ano. Entretanto, abrir uma loja virtual não garante o sucesso em vendas. É preciso, além de fornecer produtos de qualidade, utilizar o marketing digital para atrair cada vez mais visitantes e em seguida transformá-los em clientes fiéis.

Fazer vídeos para e-commerce é uma das melhores maneiras de trabalhar a divulgação da marca e a apresentação dos itens/serviços vendidos. Isso devido a capacidade que o conteúdo audiovisual tem de mostrar uma ideia de forma rápida e clara, capturando o lado emocional e racional do consumidor. Um dado que reforça o que estamos dizendo: hoje, 64% dos consumidores está mais propenso a comprar um produto depois de ter visto algum vídeo relacionado a ele.

Se quiser conhecer outros motivos para fazer vídeos para e-commerce, continue lendo o artigo!

1- Decisão de compra

Com uma linguagem mais acessível e de fácil compreensão, os vídeos influenciam muito na decisão de compra dos consumidores. Antes de adquirir um item em alguma loja virtual, é muito comum que as pessoas busquem mais informações sobre ele e assistam vídeos de análise ou com depoimentos de outros compradores. Se os conteúdos disponíveis expressarem uma avaliação positiva, a confiança aumenta e a venda pode ser concluída.

2- Comportamento do produto

A venda de diversos produtos é dificultada caso o consumidor não consiga ter noção do seu comportamento. Por mais que as imagens e as dimensões estejam presentes na descrição daquele item, muitas vezes não são suficientes para acelerarem a decisão de compra. Imagine que você queira comprar uma caixa de som, por exemplo. Uma foto não consegue demonstrar a qualidade do áudio e o volume alcançado, fazendo com que o vídeo seja essencial.

3- Funcionamento do produto

Pesquisas comprovam que vídeos aumentam o entendimento do produto em 74%. Se a mercadoria necessitar de explicação, mostrar em vídeo o seu funcionamento é muito mais efetivo. Além disso, é possível criar tutoriais mostrando as diversas possibilidades que ele apresenta. Esse tipo de conteúdo é muito consumido na internet e permite que as dúvidas das pessoas sejam esclarecidas.

4- Credibilidade da loja

Um outro motivo para fazer vídeos para e-commerce é que eles auxiliam no aumento de credibilidade. Com a quantidade de lojas virtuais existentes hoje em dia, as pessoas buscam por aquelas que são muito conhecidas, que apresentam feedbacks positivos ou que transmitem confiabilidade. Alguns itens colaboram nesse quesito, como um site bem produzido e a apresentação das mercadorias a serem vendidas. O investimento em conteúdos audiovisuais demonstra esse cuidado por parte da empresa.

E você, já utiliza vídeos para e-commerce? Acompanhe nossos outros conteúdos aqui no blog e deixe nos comentários as suas opiniões sobre os assuntos abordados.