O Facebook é a maior rede social do mundo, atualmente com mais de 2 bilhões de usuários. Buscando sempre melhorar a experiência do usuário e proporcionar o crescimento das marcas por meio da plataforma, a empresa investe em novas funcionalidades a cada atualização. O formato audiovisual tem ganhado destaque nesse sentido, conforme veremos a seguir.

Os recursos para vídeos no Facebook são vários e podem ser utilizados estrategicamente. Alguns funcionam tanto para os perfis pessoais como para as páginas empresariais. Outros, no entanto, são exclusivos para negócios. Quer conhecer alguns deles? Então continue lendo o artigo!

Legendas para vídeos

Já há algum tempo, é possível criar, revisar, editar e salvar legendas em vídeos no Facebook. Isso facilita a compreensão do conteúdo, especialmente quando o usuário não quer ou não pode ativar o som e possibilita o acesso do público internacional. Também é permitido adicionar legendas automáticas aos vídeos que já foram publicados.

Anúncios em vídeos

De acordo com dados internos do Facebook, mais de 100 milhões de horas de vídeo são assistidos na plataforma todos os dias. Tendo isso em vista, a empresa decidiu disponibilizar anúncios em vídeos, garantindo maior envolvimento dos usuários com as marcas. Eles podem ser utilizados em vários tipos de formato de anúncio do Facebook e para diversos objetivos de publicidade, seja para impulsionar uma publicação, promover uma página ou coletar cadastros, por exemplo.

Vídeos com áudio

Você se recorda que os vídeos no Facebook eram tocados previamente sem áudio? Para ouvir o conteúdo, era necessário clicar na tela. Contudo, segundo a empresa, as pessoas têm consumido mais vídeos pelos dispositivos móveis e esperam que a gravação já seja tocada com áudio quando o volume do celular está ligado. Por isso, agora o som aumenta quando você passa pelo vídeo no feed de notícias e some quando ele é rolado para cima, exceto quando o celular está no modo silencioso. Mas se o usuário não quiser que os vídeos já sejam tocados com áudio, pode desabilitar a opção nas configurações.

Vídeos separados

O usuário que quiser assistir a um vídeo enquanto continua vendo o feed de notícias pode minimizá-lo para uma visão picture-in-picture (quando um vídeo é exibido ao mesmo tempo que outros programas em uma janela pequena, na mesma tela). O recurso permite que o vídeo seja arrastado para qualquer canto tela e, no Android, também é possível assistir ao conteúdo mesmo tendo fechado o aplicativo do Facebook.

Facebook Watch

Depois de tantas atualizações voltadas para o audiovisual, agora o Facebook promete uma plataforma exclusivamente dedicada ao formato. De acordo com Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, a ferramenta Watch, como foi chamada, oferecerá uma variedade de programas, desde reality shows até esportes ao vivo, alguns feitos por profissionais e outros pelos próprios membros, sendo uma oportunidade para descobrir programas que os amigos estão assistindo e seguir os criadores e atrações favoritas.

Instant Vídeos

Outra aposta que favorece os vídeos no Facebook e está sendo testada é a ferramenta Instant Vídeos. Ela possibilita aos usuários de smartphones baixar vídeos por Wi-Fi previamente para assistirem quando estiverem sem conexão ou somente com acesso aos dados móveis. A ideia é que os custos de internet móvel não sejam mais uma barreira para que pessoas assistam a vídeos na rede social, o que é essencial em países nos quais os custos de internet móvel ainda são altos ou em que os dados se esgotam rapidamente, como no Brasil.

__

Quer ler mais conteúdos interessantes para melhorar a estratégia de marketing da sua empresa? Então clique aqui: link e fique por dentro das nossas novidades!