As redes sociais estão presentes no cotidiano de grande parte dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, cerca de 45% da população do Brasil é ativa em pelo menos uma delas. O país, inclusive, lidera o número de usuários em toda a América Latina, com um total de 93,2 milhões, conforme dados da eMarketer, empresa especializada em pesquisas envolvendo o mercado digital.

Os números surpreendem, não é mesmo? As empresas já perceberam a importância de investir em estratégias de marketing nesse sentido, com o objetivo de fortalecer a marca, capturar os consumidores, fidelizar os clientes e garantir interação. A utilização de vídeos nas redes sociais é uma delas, pela capacidade de transmitir informações de maneira mais rápida, atrair seguidores e promover a venda de produtos ou serviços na internet.

No entanto, antes de produzir um conteúdo em vídeo, é necessário definir o público-alvo que pretende-se atingir, entender o que ele prefere consumir e realizar o planejamento do roteiro, para então começar a parte prática. Alinhando organização e qualidade, é possível garantir maiores índices de visualização e engajamento.

Mas, como fazer isso? Conhecer e analisar marcas que sabem utilizar vídeos nas redes sociais é um bom começo. Por isso, listamos abaixo 3 empresas que chamam a atenção dos consumidores por meio de vídeos. Inspire-se com as dicas valiosas que podem impulsionar o seu negócio!

Red Bull

Ao ler o nome da tradicional marca de bebidas energéticas, rapidamente lembramos da frase célebre: “Red Bull te dá asas”. E é exatamente esse conceito que é trabalhado nas redes sociais da empresa.

A latinha de energético pouco aparece na fanpage ou no feed do Instagram da empresa. Ao invés de publicações com o produto, Red Bull vende um estilo de vida jovem, aventureiro e cheio de energia.

Os vídeos, frequentes nas redes sociais, mostram a prática de esportes radicais, como surf, skate, bicicleta, além de música, games e lutas.

Curtindo um carnaval bem tranquilo! 🚵 : @aaronchase @yannickgranieri #slopestyle #mtb

A post shared by Red Bull Brasil (@redbullbr) on

Coca-Cola

A companhia de refrigerante Coca-Cola chegou ao Brasil na década de 1940 e hoje atua em sete segmentos (água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos e bebidas esportivas). A empresa possui perfis sociais dedicados exclusivamente ao país, somando milhões de seguidores.

O conteúdo dos vídeos é bem diverso, mas o produto sempre aparece, seja como acompanhamento de lanches, nas mãos de modelos em ensaios fotográficos, em festas de inauguração de casas, sendo consumido por influenciadores digitais e outros.

Lay’s

Lay’s é uma marca de batatas fritas original dos Estados Unidos, hoje também produzida e comercializada no Brasil pela companhia Pepsico. Coleciona mais de 99 mil curtidas somente na página brasileira do Facebook e também é um ótimo exemplo de marketing em vídeos nas redes sociais.

A marca é patrocinadora oficial da UEFA Champions League e publica, com frequência, vídeos com trechos dos jogos ou com o produto sendo devorado pelos espectadores enquanto assistem ao campeonato.

E agora, após avaliar o uso de vídeos nas redes sociais das empresas listadas por nós, já está preparado para começar a utilizar essa estratégia? Siga as contas acima e use-as como fonte de inspiração!