A transmissão ao vivo do Facebook é uma ferramenta que permite a reprodução de vídeos em tempo real. Com o recurso, as marcas podem falar diretamente com o seu público, aumentando o alcance e engajamento. Por isso, as lives têm sido cada vez mais exploradas pelas empresas, seja para apresentar lançamentos, responder dúvidas dos clientes, realizar webnários, mostrar os bastidores e outros.

Trabalhar com esse formato é uma ótima oportunidade de agir com informalidade e humanizar a imagem de um negócio, o que tem sido valorizado pelos usuários das redes sociais. Para gerar mais oportunidades com uma transmissão ao vivo do Facebook, é importante estar atento a alguns detalhes. Neste artigo, vamos dar dicas para serem usadas quando a sua empresa decidir realizar uma live. Quer ver? Então continue lendo!

 

  • Promova a transmissão ao vivo antes de começar

 

Avisar com antecedência sobre a transmissão ao vivo é uma boa maneira para aumentar o números de pessoas assistindo e, por consequência, fazer com que as informações desejadas cheguem a mais gente. Você pode fazer postagens regulares no próprio Facebook informando o horário que estará disponível e o assunto que será abordado. As outras redes sociais também podem e devem ser utilizadas.

 

  • Escreva uma boa descrição

 

É necessário colocar uma descrição da sua live antes de iniciá-la. Ela ficará disponível na lateral do vídeo enquanto estiver transmitindo, ou abaixo do vídeo nos dispositivos móveis. Seja criativo e informativo, utilizando palavras-chave procuradas com frequência e que são, ao mesmo tempo, convidativas.

 

  • Adicione um call to action

 

Use a transmissão ao vivo para atingir objetivos estratégicos na sua página. Se a sua intenção principal é vender, coloque o link do produto ou serviço para facilitar a compra. Se quiser gerar conversões nos conteúdos, disponibilize o link de algum material gratuito relacionado ao tema abordado. A ideia é sempre adicionar call to actions (CTAs) para recomendar ao seu telespectador que cumpra o que é esperado.

 

  • Tenha cuidado com a cena, a imagem e o áudio

 

Apesar de possibilitar informalidade, preocupar-se com alguns detalhes é muito importante para garantir a satisfação da sua audiência. Veja se o cenário da live é agradável, garantindo que não haja tanta informação que possa confundir ou distrair o telespectador.  Tenha um cuidado especial com a iluminação e com a qualidade da imagem, evitando movimentos muito rápidos, que podem borrar e tremer. Verificar o áudio também é essencial.

 

  • Interaja com os espectadores

 

Poder fazer parte do vídeo é uma das principais coisas que fazem com que as pessoas assistam a uma transmissão ao vivo. Por isso, interaja com os telespectadores, agradeça a audiência e o engajamento, faça perguntas e assim que tiver retorno, leia as respostas e o contrário também. Lembre-se que cada curtida, reação ou comentário fazem com que a live seja mostrada no feed de mais gente, portanto, dê atenção ao público.

 

  • Analise os seus resultados

 

Por último, não deixe de conferir os seus resultados após a finalização da sua transmissão ao vivo. Algumas métricas podem te ajudar a otimizar e melhorar cada vez mais o seu conteúdo. No próprio Facebook existe uma ferramenta de análise que permite extrair o pico de telespectadores que a sua live teve e em que momento isso ocorreu, descobrir qual foi o tempo médio de visualização e também várias informações do público, como sexo, faixa etária, principais localizações e outros.

Você já está fez alguma transmissão ao vivo do Facebook? Qual foi o resultado? Comente com a gente!