Escrever um roteiro de vídeo marketing é uma tarefa essencial para facilitar a produção audiovisual e garantir que a sua estratégia seja eficiente. Existem diversos modelos disponíveis para uso ou adequação, de acordo com as suas expectativas e às necessidades de seu projeto. Texto direto, roteiro técnico e cinco espelhos são alguns exemplos, utilizados para tutoriais, aulas, publicidades e outros.

Independente do estilo escolhido, o importante é que ele sirva como um guia para a gravação ou animação. Quem estiver produzindo o vídeo precisa conseguir realizá-lo tranquilamente a partir das instruções contidas nele. Basicamente, um roteiro de vídeo marketing contém: uma breve descrição das cenas; as falas dos atores ou personagens, narrações e outros sons; indicações para a edição; definição do cenário; sugestões de movimentos e posição de câmera; indicações sobre a inserção de trilha e efeitos sonoros.

Veja algumas dicas que a nossa equipe preparou para que o seu roteiro de vídeo marketing seja incrível!

Fale para o público certo

Qualquer produção de marketing deve ser voltada para a audiência correta. Nenhuma novidade, não é mesmo?! Considere o perfil do seu cliente em potencial e trabalhe uma maneira do seu material impactá-lo de forma positiva. Todas as escolhas devem ser baseadas no público-alvo, seja a linguagem adotada, o formato de vídeo ou a duração, por exemplo.


Chame a atenção nos segundos iniciais

Os segundos iniciais de um vídeo são muito importantes! Se você não conseguir chamar a atenção da sua audiência ainda no início, as chances de abandono são maiores. Lembre-se da quantidade de informação que recebemos a cada segundo na internet e use a sua criatividade para escrever um roteiro de vídeo capaz de ganhar o espectador nos primeiros 20 segundos.

 

Apresente uma solução

Além disso, para que o seu vídeo consiga atrair a atenção do público, ele precisa resolver um problema. Fornecer valor para o seu cliente em potencial já não é mais uma escolha! Por isso, leve em conta o que você sabe a respeito da sua audiência e quais são as principais situações ou os maiores problemas que atingem essas pessoas. Em seguida, ofereça as respostas, de preferência conectando-as com os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa.

 

Estabeleça uma duração adequada

Para que o seu conteúdo tenha melhor engajamento, o ideal é que ele seja curto, já que, no geral, o consumo de informações na internet se dá de maneira rápida. Isso não significa que você precisa limitar o seu roteiro. Caso ele fique extenso, trabalhe com os vídeos no formato de série ou divida-os, fazendo a divulgação em dias diferentes.

 

Adeque o tom da sua mensagem

Uma outra questão muito importante em um vídeo é a forma de se comunicar com a audiência. Assim como qualquer outra escolha, o tom da mensagem deve ser baseado no público-alvo. Se os serviços oferecidos pela sua empresa são direcionados aos jovens, por exemplo, opte por uma linguagem mais descontraída. Não precisa exagerar, mas é interessante trazer um pouco daquela realidade para seus vídeos. Isso facilita a comunicação e a compreensão do conteúdo como um todo.

A criação de um roteiro de vídeo marketing deve ser conduzida de maneira estratégica se o seu objetivo é impactar positivamente o seu público. Lembre-se das nossas dicas ao escrever o seu! Confira outros conteúdos no nosso blog.