Você sabia que a retenção do público é uma das métricas mais importantes para os seus vídeos? Isso porque ela mede, de fato, quanto tempo as pessoas assistiram ao seu conteúdo. Não basta ter um número alto de visualizações. Prender a atenção do espectador é a melhor forma de garantir o engajamento e de fazer com que seu trabalho se destaque.

Para exemplificar: imagine que você se interessou por uma palestra e foi lá conferir, disposto a aprender. Entretanto, após 5 minutos ouvindo o que estava sendo dito, já queria ir embora. Por mais que você tenha sido contado como participante, provavelmente não conseguiu absorver tanto o conhecimento ensinado. Isso aconteceu porque a pessoa que estava ministrando não soube segurar a sua atenção. O mesmo acontece com os vídeos!

Quando uma pessoa clica em um vídeo para assisti-lo, o número de visualizações aumenta, ainda que ela o abandone em uma questão de segundos. A taxa de retenção do público evita que esse número engane ao ser avaliado, permitindo a elaboração de estratégias mais eficazes.

Já viu a importância dessa métrica, né?! Quer saber, efetivamente, como melhorar a retenção do público nos seus vídeos? Então continue lendo o artigo!

Produza conteúdos interessantes e de qualidade

Apesar de parecer óbvio, é essencial produzir conteúdos que interessem a sua audiência, para que ela seja cativada durante todo o vídeo. Por isso, preocupe-se com os assuntos a serem abordados, busque temas inovadores e curiosidades. Além disso, atente-se para a qualidade do vídeo, seja ele gravado ou em animação.

Faça vídeos curtos

Como já foi dito, o tempo assistido é um fator-chave para os vídeos. Com a nossa falta de tempo e alta capacidade de distração, fazer com que mais pessoas permaneçam assistindo a um conteúdo é um grande desafio. Por isso, seja objetivo! Elabore um roteiro para evitar assuntos desnecessários e prenda atenção do seu espectador nos primeiros segundos.

Leia mais: Como dar visibilidade à sua empresa com vídeos curtos

Cuide de todas as etapas do seu vídeo

Seja cuidadoso com o seu trabalho por inteiro. Antes de começar a produzir o seu material, tenha certeza de que ele estará adequado ao seu público. Desenvolva um bom roteiro, dê atenção para a produção e não se esqueça de caprichar na edição e nos toques finais, como a sonorização e efeitos.

Não engane a sua audiência

Alguns produtores de conteúdos audiovisuais utilizam-se de recursos como títulos falsos e thumbnails mentirosos para chamar a atenção do público e fazer com que mais pessoas cliquem no vídeo. Contudo, você já sabe que o aumento no número de clicks não significa mais visibilidade, não é mesmo?!

Entenda as métricas

Por último, entenda as suas métricas. Veja em qual momento a sua taxa de retenção de público caiu, subiu ou teve muitas variações. Não se esqueça de analisar os seus resultados para saber o que precisa ser melhorado e o que tem dado certo, para que você continue fazendo.

E aí, vai aplicar as nossas dicas para melhorar a retenção do público nos seus vídeos? Veja mais conteúdos interessantes no nosso blog.