Os vídeos online têm sido muito utilizados por grande parte dos empreendedores pela eficiência na atração e retenção de clientes e, consequentemente, pela geração de renda. Entretanto, para que eles funcionem como uma ferramenta de marketing eficaz, é necessário que alguns aspectos sejam observados.

Um deles é o tempo de duração. Com a quantidade de informações que recebemos diariamente, a concorrência pelo consumidor fica cada vez mais acirrada. A internet é um meio muito dinâmico e tem um público diverso, por isso, é necessário que o conteúdo exibido seja interessante, objetivo e não canse o espectador.

Qual é o tempo ideal?

Não existe um padrão para o tamanho dos vídeos. Há quem aposte em longas durações, que atualmente cumprem um papel semelhante ao da televisão, mantendo o espectador no local, assistindo àquele conteúdo por vários minutos. Contudo, esse formato é difícil de ser compartilhado nas redes sociais, ferramentas essenciais para divulgação de produtos e serviços, interação e outros.

Vídeos curtos

Os vídeos curtos já não são novidade. No início de 2013, o aplicativo Vine surgiu e permitiu aos seus usuários o compartilhamento de vídeos de até seis segundos de maneira simples e prática. Alguns meses depois, o Instagram, já bastante utilizado para postagens de fotos e utilização de filtros, possibilitou a divulgação de vídeos de até quinze segundos.

Imediatamente, algumas marcas compreenderam o valor dessa ferramenta e incorporaram os microfilmes em suas estratégias de marketing. A Red Bull, por exemplo, é uma das empresas com melhor engajamento nas redes sociais e há muito tempo faz uso constante deles.

Pouco tempo x superficialidade

Conteúdos apresentados em tão pouco tempo podem dar a impressão de superficialidade, o que não é verdade. Mesmo no limite de poucos segundos, os mini vídeos podem ser desenvolvidos de forma extremamente originais, apresentando narrativas cada vez mais inteligentes.

Seja em forma de anúncio, vídeo institucional, promoção, clipe, trailer, viral: os vídeos curtos são excelentes formas de transmitir uma mensagem de forma criativa e instantânea, e, assim, gerar visibilidade e recorrência para o seu negócio.