O estabelecimento da confiança e a criação de uma base de clientes fiéis são alguns dos maiores desafios enfrentados por pequenas e médias empresas. Como convencer os visitantes de um site de que aquele produto ou serviço comercializado é o ideal para eles? O que é possível fazer para transmitir uma sensação de credibilidade e deixar uma impressão positiva, mesmo sem um grande orçamento?

Com a ascensão dos vídeos online nos últimos anos, cativar o público tornou-se muito mais fácil para marcas de todos os tamanhos. De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 54% dos consumidores querem ver mais conteúdos audiovisuais de profissionais de marketing no futuro. Então, se você não começou a investir nesse formato, agora é a hora! Para ser mais eficiente, inicie com os vídeos que terão o maior impacto no seu negócio.

Quer saber quais são os primeiros tipos de vídeo que uma PME deveria produzir? Continue lendo o artigo e confira as nossas dicas!

  • Vídeo explicativo de produto

Você com certeza consegue se lembrar de navegar em algum site e não compreender a função de um produto vendido pela empresa. Essa é a última impressão que uma marca deve deixar em um visitante ou cliente em potencial. Por isso, um vídeo explicativo sobre as mercadorias ou serviços oferecidos deve ser o primeiro a ser produzido. Lembre-se de que não é preciso muito investimento para obter um material de qualidade. Basta procurar uma produtora que saiba trabalhar com os recursos disponíveis e com diferentes tipos de vídeos, para se adequar ao que o seu negócio necessita.

  • Depoimento de cliente

Vídeos com depoimentos de clientes também são essenciais em um planejamento de marketing de PMEs. Esse tipo de material ajuda os visitantes a se sentirem mais confiantes no seu negócio e nos serviços que você oferece. Comece entrevistando alguns de seus clientes de longo prazo que obtiveram resultados tangíveis graças ao seu produto e compartilhe esses vídeos em uma página de destaque em seu site. Uma dica: tenha em mente quem é a sua persona. É importante escolher pessoas que estão alinhadas com seu público-alvo. Dessa forma, os seus clientes em potencial poderão ver a si mesmos e a seus negócios nos vídeos de depoimentos que você criar.

  • História da empresa

Por último, por que não contar o histórico da sua empresa? Afinal, como ela começou? Qual foi a sua motivação para iniciar um negócio? Ao destacar esses pontos, você pode fazer com que seus possíveis clientes se identifiquem e se reconheçam. Um vídeo de história da empresa permite mostrar o que torna a sua marca tão especial e única em um nível humano como nenhum outro meio. Quando as pessoas conseguem associar rostos e nomes conhecidos a uma organização, é mais provável que sintam uma forte ligação com ela e tenham uma experiência positiva com a sua marca.

As pequenas e médias empresas muitas vezes precisam desenvolver estratégias de marketing contando com poucos recursos. Por isso, os conteúdos audiovisuais são tão importantes! Agora que você já sabe quais os tipos de vídeo deve produzir primeiro, que tal colocar a mão na massa? Ainda restam dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários!