Hoje, mais de um bilhão de horas de vídeo são assistidas todos os dias no Youtube, de acordo com o Google. A Netflix, empresa que oferece serviço de streaming, exibe séries e filmes por 116 milhões de horas diariamente, faturando mais que o STB. No Facebook, mais de 100 milhões de horas diárias são dedicadas aos conteúdos audiovisuais. Não há dúvidas sobre o potencial dos vídeos na Internet, não é mesmo?! Percebendo o sucesso desse formato entre os consumidores, as marcas já estão seguindo a tendência e utilizando o vídeo marketing para atrair, converter e fidelizar a clientela. Mas, você sabe o que faz um ótimo vídeo? E o que mantém os espectadores envolvidos? Seria contar uma boa história? Ou, quem sabe, alcançar o público certo no momento certo?

Nós listamos 5 segredos para criar uma estratégia de vídeo marketing eficaz! Continue lendo o artigo e confira!

 

  • Foque em histórias, não em vendas

 

A publicidade nas mídias sociais não interrompe o entretenimento, como ainda acontece com a televisão, por exemplo, mas compete com ele. Por isso, se você deseja que o vídeo marketing da sua empresa seja assistido pela sua audiência, preocupe-se em fornecer valor e contar histórias que se conectem com o espectador. Assim é mais provável de que o seu público entenda o que sua empresa está oferecendo e o que pode fazer por eles. Conteúdos focados exclusivamente na marca geralmente são ignorados.

 

  • Use os primeiros segundos sabiamente

 

Estudos indicam que a nossa capacidade média de atenção é de 8,5 segundos. Por isso, para criar um vídeo bem sucedido, você deve chamar atenção para a sua história rapidamente, fazendo com que as pessoas se interessem pelo conteúdo assim que visualizarem os primeiros segundos. Neles, você deve deixar claro sobre o que é o seu vídeo e dar ao espectador a confiança de que o que eles estão prestes a assistir é valioso, e não perda de tempo. Dica: crie ganchos no início do vídeo e escolha bem a sua thumbnail (miniatura).

 

  • Conte a sua história também sem som

 

A reprodução de vídeos com o áudio desligado é muito comum. Por isso, é importante pensar em como você pode garantir que o seu conteúdo seja interessante mesmo sem a reprodução do som. Ao criar um roteiro, os profissionais de marketing devem estudar formas de convencer apenas com as imagens, legendas e pequenas descrições, entendendo o som como um adicional. Dessa forma, se a mensagem for compreendida, com certeza a eficácia do seu vídeo marketing será aumentada.  

 

  • Inclua CTA’s

 

Ao criar um vídeo marketing, certifique-se de otimizar o seu conteúdo com chamadas para ação (CTA’s). Elas servem para estimular a ação de quem assiste ao seu vídeo, portanto, não apostar nessa estratégia pode te fazer perder oportunidades. Além de direcionar para vendas ou inscrição no canal, por exemplo, você pode adicionar CTA’s para curtir, compartilhar, comentar e visualizar outro material.

 

  • Otimize para pesquisas

 

Mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia são realizadas no Google. No Youtube, segundo maior mecanismo de busca, o número chega a 3 bilhões por mês. Se você ainda não está otimizando o seu conteúdo em vídeo para pesquisa, pode estar perdendo um grande número de visualizações. Duas dicas para garantir que o seu vídeo marketing apareça nas buscas: use palavras-chaves em seu título e adicione uma descrição ao seu conteúdo.

Gostou do artigo? Veja outros assuntos interessantes no nosso blog.