Inbound Marketing, traduzido livremente como marketing de atração, configura-se como o conjunto de ações que objetivam atrair os consumidores de maneira voluntária para o site da empresa. Diferente do marketing tradicional, baseia-se no relacionamento com a audiência, ao invés de propagandas e interrupções. Blogs, podcasts, infográficos e vídeos são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na construção de uma estratégia de inbound marketing.

Cada vez mais populares, os conteúdos audiovisuais merecem destaque: atingem a todos os públicos, comunicam com eficiência, são rápidos, dinâmicos e altamente compartilháveis.  Por isso, passaram a ser muito usados pelas empresas para explicarem a história da marca, expressarem os seus valores e construírem um envolvimento com o cliente. Mas como trabalhar de forma eficiente para que a introdução desses materiais seja proveitosa desde os primeiros esforços? Confira nossas dicas!

Construa um bom planejamento

Nenhum projeto funciona bem sem planejamento, não é mesmo? Então, inicie a sua estratégia de inbound marketing traçando um panorama geral de todas as ações que já são feitas na sua empresa e procure entender o que é mais efetivo. Busque também conhecer o seu público, quais são as suas demandas, as dúvidas frequentes, do que gostam de assistir, quais são os hábitos de compra e navegação, redes sociais que utilizam, a linguagem usada nelas, idade, gênero e o que mais você achar útil para a construção dos seus conteúdos.

A partir daí, tente identificar as necessidades e oportunidades existentes para começar a trabalhar com vídeos. Um exemplo: você conseguiu notar que a maior dificuldade dos consumidores é entender como o seu produto ou serviço funciona. Pense na produção de vídeos focados nesse propósito, que expliquem de forma clara e objetiva o que a sua empresa faz.

Trabalhe com conteúdos em vídeos

Investir em marketing de conteúdo é essencial para qualquer empresa que visa se destacar no mercado. Se você já possui um blog e disponibiliza artigos periodicamente, pode acrescentar os conteúdos audiovisuais na sua estratégia de inbound marketing para complementar o seu material ou trabalhar separadamente com eles, em uma série ou publicações independentes, por exemplo.

A vantagem da utilização desse tipo de material é a possibilidade de comunicar com o público de maneira muito mais completa, explicar qualquer assunto com mais facilidade, capturar uma nova audiência, que talvez não teria paciência para ler os textos postados pela empresa, enriquecer as suas postagens, além de permitir o ganho de autoridade e relevância, tanto por parte do público, quanto por parte dos mecanismos de busca, já que os vídeos podem atuar como uma excelente ferramenta para alavancar com SEO.

Publique vídeos nas redes sociais

Por último, poste vídeos nas redes sociais. É fundamental manter um relacionamento saudável com a sua audiência e essas ferramentas ajudam neste aspecto. Além do alcance das publicações em vídeos ser muito maior, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo, esse tipo de conteúdo chama atenção e se aliado a uma boa estratégia de inserção de links e calls to actions, pode gerar mais tráfego para o seu site ou blog.

Aproveite o alto poder de compartilhamento das redes sociais para divulgar conteúdos interessantes relacionados a sua marca, seus serviços e produtos e para gerar mais oportunidades de expansão para seu negócio!

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