Os smartphones, já há algum tempo, deixaram de ser apenas acessórios com utilidades básicas para os seus donos. O desenvolvimento acelerado da tecnologia mobile acompanhou o também ágil crescimento da demanda dos usuários de aparelhos celulares. Hoje, o número de dispositivos ativos no Brasil ultrapassa a quantidade de habitantes do país, conforme estudo da FGV. Os aplicativos estão presentes em quase todas as etapas do cotidiano e, a cada dia, as empresas desenvolvedoras de apps aumentam e lutam para acompanhar as tendências do segmento.

Quer saber quais são elas? Continue lendo o artigo e garanta que a sua empresa se destaque no mercado!

  • Internet das Coisas

Já ouviu falar em Internet das Coisas? O conceito se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Atualmente, uma lâmpada, por exemplo, já pode ser acendida com um simples toque no celular. Essa tendência deve ser fortalecer a cada ano, com novos produtos conectados e aplicações diversas para os dispositivos móveis. Prepare-se para uma mudança significativa no jeito de lidar com as coisas, com a experiência do cliente na forma que interagimos com a tecnologia.

  • Chatbots

Os bots, aplicações de software concebidos para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô, estão sendo usados como opção de atendimento e relacionamento com clientes. Eles são capazes de resolver 80% das dúvidas e problemas dos consumidores em um tempo muito menor e com mais eficiência. A Visa, por exemplo, em dois meses de operação, conseguiu resolver a dúvida de 74% dos seus clientes. Com a rápida evolução da tecnologia mobile, em breve, além de responder a solicitações simples, os chatbots vão conseguir lidar com demandas cada vez mais complexas.

  • Vendas por mobile

O consumo por dispositivos móveis cresceu mais de 35% em 2017 e tem feito as companhias reverem suas estratégias de canais. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 92% do acesso à rede já são feitos por meio de smartphones e tablets, uma grande oportunidade para quem quer vender mais. Isso devido à comodidade, praticidade e a popularização dos aplicativos de e-commerce, que tornaram mais simples adquirir bens e serviços pelo celular.

  • Aplicativos corporativos

Até pouco tempo atrás, o uso de aplicativos corporativos não era uma realidade possível para pequenas e médias empresas. Os preços não eram atrativos e o retorno do investimento não compensava. Hoje, a realidade é bem mais favorável. Com menos recursos, é possível criar um app e garantir melhores vendas, uma experiência de consumo mais enriquecedora e a possibilidade de entrar em novos mercados.

  • Pagamentos Móveis

A chegada de aplicativos como Apple Pay e do Google Pay no mercado tem transformado a realidade das compras virtuais. Essas soluções trabalham como uma carteira digital e permitem que os usuários cadastrem todos os seus cartões de crédito, realizando pagamentos de forma rápida e simplificada. Também funcionam em lojas físicas com terminais cadastrados para aceitar NFC. Basta o cliente aproximar seu celular desbloqueado da maquininha para confirmar o pagamento.


E aí? Gostou dessas tendências de tecnologia mobile? Então veja mais conteúdos do nosso blog e curta agora mesmo a Putz Filmes no Facebook para ficar mais próximo dessas novidades!