O gerenciamento de redes sociais tornou-se uma tarefa obrigatória para qualquer empresa que deseja ter sucesso em uma estratégia de marketing digital. O SAC 3.0, o acompanhamento de imagem da marca, a gestão de crise, o agendamento e a publicação de conteúdos são alguns exemplos de atividades que fazem parte da rotina de um profissional da área. Para realizar todas essas ações com eficiência, é preciso conhecer as mídias e saber explorá-las ao máximo, aliando a criatividade com o público-alvo.

Reunimos três dicas sobre gerenciamento de redes sociais neste artigo para que o seu negócio tenha sucesso! Quer conhecê-las? Então continue lendo!

Defina as Mídias

Não adianta ter conta em todas as redes sociais disponíveis e não fazer bom uso delas. Afinal, de que adianta divulgar a sua marca em uma plataforma que a sua audiência não utiliza? Ou não realizar publicações periódicas, deixando de atender as necessidades dos seus consumidores? Por isso, entenda em quais mídias está o seu público-alvo. Este passo é essencial e deve ser executado antes de planejar as estratégias e de começar o gerenciamento de redes sociais.

Aqui, a intenção é reconhecer onde o seu target ou público-alvo se informa, entretém e socializa, sempre a partir de suas principais características. Dessa forma, você poderá criar as suas campanhas e maximizar a eficiência de cada ação de social media.

Filtre os Conteúdos 

A curadoria envolve a segmentação e a filtragem de conteúdo para compartilhamento nos canais disponíveis. Entretanto, encontrar material relevante e de alta qualidade pode ser uma tarefa difícil. Para isso, é essencial acompanhar notícias e artigos de fontes confiáveis. Há diversas ferramentas online que facilitam o trabalho, como o Feedly e o Flipboard. O uso de alertas do google e RSS feeds de blogs relevantes também podem ser muito úteis.

A partir daí, as informações podem ser replicadas, dados os devidos créditos, ou podem te ajudar a criar novos conteúdos. Lembre-se sempre de pensar no que realmente é relevante para o seu público e para a sua empresa.

Faça Análise

Medir o resultado e repercussão das diversas ações realizadas nas redes sociais deve ser um trabalho diário. O sucesso da marca nas mídias depende de vários aspectos, como descobrir quais os dias da semana e quais horários são os melhores para publicar conteúdo, análise comparativa entre a marca e concorrentes de mercado e acompanhamento de feedback dos clientes. Não ignore os comentários e sugestões das pessoas que interagem com você. Eles são uma fonte incrível de insights! Uma boa dica é manter isso organizado, em uma planilha, por exemplo.

Você já trabalha o gerenciamento de redes sociais de maneira efetiva na sua empresa? Conte para a gente a sua experiência! Qualquer dúvida, estamos à disposição!