A internet e a tecnologia fazem parte do cotidiano das pessoas e revolucionaram a forma de fazer publicidade em todo o mundo. As mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornal e revista, apesar de ainda serem usadas, agora têm que dividir espaço com as mídias digitais e as suas diversas possibilidades. Com a publicidade online, as empresas estão mais propensas a atingir o seu público ideal, com menor custo, resultados mais rápidos e sem serem invasivas.

O Facebook, rede social mais popular do mundo, possui várias ferramentas de marketing que  auxiliam as empresas a alcançarem os seus objetivos e investe constantemente em melhorias e inovações. Os anúncios de vídeo, por exemplo, são bastante utilizados visando gerar reconhecimento de marca, aumento de vendas e engajamento.

Mas, afinal, quais são os benefícios de criar uma campanha de vídeo no Facebook? E como fazer isso? Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o artigo.

Por que usar anúncios de vídeo?

De acordo com estatísticas do próprio Facebook, as pessoas passam mais de 100 milhões de horas assistindo a vídeos na plataforma. E esse consumo continua crescendo a uma taxa impressionante: entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, aumentou 50%.

Os anunciantes podem prender a atenção do público usando o poder da imagem, do som e do movimento. Os recursos disponíveis, como a reprodução automática e legenda, também levam a um maior envolvimento. Ainda é possível acompanhar as métricas e analisar as ações.

Além disso, os vídeos podem ser utilizados em diversos objetivos de anúncios: reconhecimento da marca, divulgação nas imediações, alcance, instalações do aplicativo, tráfego, envolvimento, visualizações do vídeo, geração de cadastros e conversões, trazendo melhores resultados para as empresas.

Quando usar vídeos nos anúncios?

Existem diversas possibilidades para uma campanha de vídeo no Facebook. É preciso, portanto, uma análise dos objetivos a serem alcançados para que o conteúdo audiovisual seja utilizado de maneira correta. Por exemplo, quando um momento importante precisa ser promovido e existe tempo hábil para produção e veiculação, o uso do anúncio de vídeo é interessante. Ou quando compartilhar uma história em sua página, para convidar os usuários a interagirem com ela ao longo do tempo, possibilitando o remarketing para os visualizadores do vídeo.

Etapas de uma campanha de vídeo no Facebook

O processo para a criação de uma campanha de vídeo no Facebook é bastante intuitivo. O primeiro passo é decidir o design para os anúncios, observando as diretrizes da plataforma, que garantem a qualidade do que é publicado. Em seguida, é preciso escolher um objetivo, como por exemplo: “Obter visualizações de vídeo” e nomear a campanha. A definição de público permite a limitação do público por localização, idade e/ou gênero. Depois, basta selecionar os canais específicos para a veiculação, definir o orçamento e a programação, escolher o formato e carregar a mídia. Para concluir, é só clicar na página no qual o anúncio será veiculado, escrever o texto e fazer o pedido, lembrando de conferir a prévia.

Já se sente preparado para começar a anunciar no Facebook? Não perca as oportunidades que a plataforma oferece!