Quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele. Esse é o resultado de uma pesquisa da Animoto. Isso significa que o conteúdo audiovisual é a melhor maneira de conquistar novos clientes e que, se o seu negócio ainda não investe em vídeos, é preciso mudar essa situação urgentemente. Você não sabe por onde começar? Então leia este post! A seguir, listamos 5 dicas para fazer vídeos para e-commerce. Confira:

Conheça o seu público

O 1º passo para fazer um bom vídeo para e-commerce é definir o seu público. Com quem você quer se comunicar: com meninas que leem revistas para adolescentes ou com empresários na casa dos 40 anos que fecham negócios com representantes de outros países?

A resposta para essa pergunta é muito importante porque, como você pode imaginar, vai definir o tom das mensagens que você vai transmitir para os consumidores. Dependendo do público, você deve ser descontraído ou mais formal. Essa regra vale, também, para a definição do cenário e do figurino, se for necessário.

Prepare o local de gravação

É comum que o dono de um e-commerce não conte com um espaço ideal para a gravação do vídeo dos produtos. Porém, isso não é desculpa para não se preocupar com esse fator. Com alguns ajustes e improvisos, qualquer sala pode se transformar em um estúdio. Vale lembrar que o espectador vai enxergar o ambiente do vídeo como parte da identidade da marca. Por isso, evite gravações em cômodos sujos e bagunçados.

Garanta uma boa iluminação

A iluminação é um ponto muito importante para a gravação de vídeos para e-commerce. Por isso, é essencial colocar refletores no ambiente onde será feita a filmagem. Você pode encontrar equipamentos de iluminação com baixo custo ou, ainda, investir em aparelhos caseiros (há muitos tutoriais no YouTube que podem ser de grande ajuda!). Independentemente da opção que você escolher, é indispensável garantir uma boa iluminação para valorizar o seu produto.

Use uma boa câmera

Além dos equipamentos de iluminação, é preciso investir em uma boa câmera. E nem é preciso desembolsar muito: existem modelos semiprofissionais com ótimo custo-benefício, isto é, com um valor abaixo dos equipamentos profissionais e que, ainda assim, fazem vídeos de boa qualidade. Se você for adquirir uma nova câmera, confie em marcas já conhecidas no ramo, como Canon e Nikon.

Tenha músicas e narrações de qualidade

Além da iluminação, o áudio também confere um ar profissional à produção. Procure, portanto, inserir uma trilha sonora agradável ao seu trabalho. Se houver alguma narração, é fundamental que os usuários consigam entender o que está sendo dito.

Para isso, você pode:

  • comprar um gravador;
  • adquirir um microfone de lapela;
  • gravar o áudio com o seu celular.

Lembre-se de que você precisará sincronizar o áudio com o vídeo com a ajuda de algum software de edição, ok?

Você gostou dessas dicas para fazer vídeos para e-commerce? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Vimeo!